Marruá Seminova

 A "Recolhedora de café Marruá" é um equipamento agrícola destinado especificamente para o recolhimento e beneficiamento dos grãos de café de varrição, ou seja, dos grãos de café que estão depositados no solo. Os grãos de café de varrição encontram-se no solo misturados a outros elementos naturais da cultura cafeeira tais como pó, galhos, pedras, folhas, e pauzinhos.


Rampa coletora - este dispositivo mecânico é o responsável pela coleta dos grãos de café e dos demais elementos presentes no solo, tais como o pó, galhos, pedras, folhas e pauzinhos, e transportá-los até o conjunto de separação e limpeza, devendo ressaltar que somente coleta elementos que estejam soltos sobre a terra, porque não possui nenhum dispositivo que efetue a remoção ou descompactação de terra, ou de qualquer objeto que esteja preso na mesma. Esta rampa possui um conjunto de rastelos frontais que varrem e direcionam o material a ser coletado para a boca da rampa, que através de uma esteira de dupla função coleta o material e o transporta por arraste mecânico até o conjunto de separação e limpeza. Ao transportar o material por arraste, este entra em contato com o assoalho da carcaça da rampa, que é perfurado em toda a sua extensão, onde por gravidade elimina todo o pó coletado, e outros detritos de mesmas dimensões.

Conjuntos de discos rotativos separadores – Consiste em uma sequencia de eixos com discos rotativos, de ação progressiva onde todo material coletado e transportado pela rampa coletora é lançado neste dispositivo mecânico, montado acima do conjunto de peneiras vibratórias, responsável pela separação grosseira dos elementos de grandes dimensões em relação ao grão do café, tais como pedras, galhos, e etc.. e constitui o primeiro elemento que atua sobre o material transportado pela rampa coletora, pois quando o material cai sobre o conjunto de separação, este é lançado para uma esteira transversal que o elimina para o exterior da maquina. Fazendo com que os grãos de café e as pequenas impurezas caiam por gravidade alcançando o sistema de peneira vibratória.

Peneira vibratória - conjunto de peneira acionado por uma biela que propicia a separação dos grãos de café das folhas e dos pauzinhos, eliminando praticamente 70% destes elementos.

Ventiladores - um localizado na parte dianteira e centralizado ao conjunto de peneiras, outro na parte traseira e abaixo do conjunto da peneira e um terceiro localizado na parte traseira e acima do conjunto da peneira. Trata-se de dois ventiladores que produzem uma pressão positiva e um que produz uma pressão negativa que auxilia o conjunto da peneira a eliminar as folhas e os pauzinhos, alcançando a eliminação de 10% destes elementos.
 



 

Ficha Técnica

Largura 1,76m
Comprimento 5,80m
Altura 3,76m
Peso total 3,200kg
Bitola entre centro de pneus 1,29m
Velocidade máxima de trabalho 2,0 a 3,0Km/h
voltar